O que é SEO?


O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Optimização de Sites, MOB e Optimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a optimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.
O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro numa busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.
O SEO surgiu com a nova geração de sites de busca. Antes dela, a organização dos links em uma página de resultado era alfabética como nos directórios web. Na nova geração de ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância. Esta relevância é definida por algoritmos, que são cálculos que servem para definir o quanto uma página é importante. Um dos mais conhecidos algoritmos de busca é o Google PageRank.

Os factores que influenciam o posicionamento das páginas são guardados a sete chaves pelos sites de busca. Porém, ao longo do tempo, foi possível identificar as melhores práticas que se resumem em empregar o bom senso na criação e estruturação de um site. O SEO também depende da palavra-chave que é o termo que se usa na busca. Dependendo de quais palavras se utiliza, serão retornadas páginas diferentes em posições diferentes.

O SEO pode ser dividido em duas partes: factores internos e factores externos. Os internos são relacionados ao site. Alguns exemplos são urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correcta utilização das tags html que é a linguagem utilizada para construir páginas web. Já a parte externa analisa como os outros sites se relacionam com o site. Os exemplos são a quantidade de links apontando para o site, quais sites apontam o site e o conteúdo do link apontado. Dependendo destes factores, as páginas são pontuadas pelos sites de busca para que ele possa determinar a relevância da pagina e quais as palavras-chave relacionadas a ela.
Posted on sexta-feira, junho 18, 2010 by Marketing 2010 and filed under , , , | 0 Comments »

0 comentários:

Enviar um comentário